O que é JAMstack e porque ele é tão legal

Antes de falarmos sobre o que é JamStack vamos esclarecer o que é um site estático. E sem dúvida não significa um site sem movimento.

Diferença entre site dinâmico e estático

Num site dinâmico no momento que você acessa uma página, o servidor onde ela está hospedada gera o conteúdo estático dos arquivos para da página. Só aí o seu navegador vai baixar esses arquivos e exibí-la pra você. Aqui o que vc vê na tela é o resultado da união de vários arquivos e dados que foram enviados separados para a internet e o servidor os juntou quando você acessou o site.

Quando visita um site estático você pula essa parte em que o servidor gera os arquivos. O website já foi construído antes de ser enviado para a internet e seu navegador pode imediatamente descarregar todo o conteúdo dele. Esses sites estáticos também são chamados de Jamstack. O que você vê na tela é a mesma coisa que o desenvolvedor enviou para a internet.

JAMstack não é geléia https://unsplash.com/photos/c69HK1HKHYs

O que é JAMstack.

De cordo com definição no site oficial jamstack.org:

“Sites e aplicações rápidas e seguras entregues por pré-renderização de arquivos e servindo-os diretamente de um CDN, removendo a necessidade de gerenciar ou executar servidores web.”

O termo Jamstack vem de:

Javascript - qualquer programação com ciclo de pedido e resposta.
Api - funções server-side ou de terceiros, como botoes de pagamento e comentários.
Marcação - marcação de template que acontece durante a construção da página.

Mas não precisa ter todas as três funções, Javascript, API e Marcação, para ser Jamstack. Pode ser escrito em HTML puro ou usar um dos geradores existentes.

Porque usar JAMstack

O problema dos sites dinâmicos como o Wordpress é que eles dependem de base de dados para gerar o conteúdo. Isso o torna lento, caro de fazer e manter e mais provável de dar erros. Sites do tipo Jamstack são diferentes.

Melhor performance
Como não precisa se conectar com uma base de dados antes de criar todos os arquivos que o site precisa, um site estático pode ser ate 10 vezes mais rápido. Isso é bom para o ranqueamento nas buscas e o leitor espera menos tempo pra poder ler seu site na tela.

Confiável
Todo o site em CDNs. Significa que seu site inteiro e prontinho existe em vários servidores em diferentes partes do mundo. Se um falhar o outro continua servindo seu site. Assim ele nunca fica offline.

Barato
Um site Jamstack pode ser hospedado em qualquer servidor, ele pode puxar dados de lugares diferentes, como imagens do seu flicker e dropbox.

Seguro
Como ele é hospedado no CDN já pronto, as áreas de possível ataque e de causas de erros são muitíssimo reduzidas.

Melhor para desenvolver
Não está preso a plugins disponíveis ou instáveis que precisam de atualizações constantes para se manterem funcionando. Seu sistema permite um desenvolvimento focado e torna mais fácil encontrar erros. E ainda existem varios SSGs (geradores de sites estáticos) e Headless CMSs(Sitemas de manutenção de conteúdo) disponíveis.

Grandes empresas estão migrando seus sites para JAMstack. Benefícios como rapidez e facilidade de construção e manutenção do site são atrativos para qualquer um.

Alguns site usando JAMstack:

Healthcare.gov
Governo de Boston
Nike

Conclusão

Essas são as vantagens em se usar JAMstack. Pra mim foi a primeira escolha quando comecei a desenvolver. Eu nunca usei outra plataforma e não volto atrás. A ferramenta certa é aquela que funciona pra você, a que resolve o seu problema. Pra mim é JAMstack, e pra você?