Sobre as máscaras e o Japão

Essa é uma tradução adaptada de kotaku.com.

O que é que se passa com o Japão e as máscaras de doença? Há anos que as máscaras têm sido consideradas boas maneiras. Se adoecesse, o mais educado era colocar uma máscara para que os outros, especialmente nos centros urbanos apinhados, não apanhassem o que quer que tivesse.

Acima está a estrela pop Kyary Pamyu Pamyu e Sekai no Owari frontman Fukase, levando transportes públicos como o resto de nós, plebeus sujos. Eles podem esconder as suas identidades - ou pelo menos tentar escondê-las.

Por essa mesma razão, o estereótipo é que os ladrões no Japão usam frequentemente máscaras contra doenças e óculos de sol para esconder as suas identidades. Algumas lojas não permitem a entrada de pessoas que usam ambos (ou capacetes de motociclistas, aliás).

Acima está uma foto de um exercício de treino de assalto em Hokkaido, no Japão. Note a máscara e os óculos de sol! Ah, e a arma. Isso é importante.

Durante a pandemia de gripe de 2009, ainda mais japoneses começaram a usar máscaras com regularidade. Nos meses seguintes, alguns habituaram-se às máscaras, mesmo que não estivessem doentes, e gostaram de oferecer um escudo de privacidade, semelhante ao efeito que os óculos de sol podem oferecer. Outros gostavam de como as máscaras faziam o rosto parecer “mais pequeno” e colocavam ênfase nos seus olhos.

No Japão, muitos consideram ter um “rosto pequeno” como uma característica desejável e um rosto grande a menos. E assim, apesar de filtrarem o ar ruim, a máscara “just for-show” (だてマスク ou “date masuku”) ficou presa.

Segundo uma sondagem realizada em 2011 no Shibuya de Tóquio, de uma centena de jovens japonesas com máscaras de doença, trinta e uma delas usavam-nas para o espectáculo.

Mas nem todas as máscaras são destinadas às mulheres! Aqui está uma máscara preta, que é suposto parecer mais legal. Há máscaras pretas para as mulheres também.

As máscaras continuam a evoluir e a ser aperfeiçoadas no Japão. É por isso que em 2015, Nikkei informou que havia uma nova máscara de doença chamada “Be-Fit Mask”. Isto é um trocadilho, porque aqui “ser” refere-se ao carácter kanji 美 (bi), que significa “beleza”. Em japonês, o nome do produto é 美フィットマスク ou “Bi Fitto Masuku”. A máscara também veio em tamanho maior, que se a embalagem com a ilustração de um gajo fosse alguma coisa a passar, era destinada a homens.

Existem outras máscaras de ajuste de forma, mas esta é a primeira que eu vi que diz que seu rosto vai parecer menor e seu perfil terá uma “linha bonita”. Como é que é diferente?

Acima está a sua máscara padrão, e abaixo está a Be-Fit. A GIANT RED OVAL mostra como os lados são raspados, criando um ajuste mais apertado. Isto é projetado para dar ao seu rosto uma forma em “v” desejável.

Acha que fica assim tão diferente? Acho que sim. Talvez?

Outras máscaras também visam necessidades muito específicas.

Aqui está uma máscara com loção que faz o seu rosto sentir-se bem.

Uma máscara para filtrar os maus cheiros no trem. Essa seria bastante útil.

Essa é uma tradução adaptada. Para crédito das imagens siga os links originais em de kotaku.com e aminoapps.com.